COMO FAZER HIDRATAÇÃO DE MAISENA
Essa receitinha caseira de hidratação de maisena é do tempo da vovó! É conhecida também como “touca de gesso”, e lá pros anos 40-60, era usada pelas meninas que queriam fios mais lisos. Fiquei surpreendida com os resultados quando utilizei esse ingrediente, e desde então, a maisena tornou-se meu ingrediente preferido para hidratações caseiras! É gatinhas, eu sou fã da sabedoria popular. Vou ensinar pra vocês como fazer hidratação de maisena!
Quando utilizado corretamente, o amido de milho tem o poder de reduzir o volume, hidratar, e trazer uma maciez incrível pro cabelo. Podem ficar tranquilas que ninguém vai perder os cachinhos… Após muita pesquisa, muitos testes e muitas cagadas, eu descobri a maneira correta de usar a maisena.
A máscara de maisena deve ser colocada no dia da hidratação do cronograma capilar. Então, vamos à receita?
Ingredientes
– 1 colheres (sopa) cheia de máscara de hidratação
– 1 1/2 xícara de água filtrada.
– 2 colheres (sopa) cheias de maisena.
– 1 colher (sobremesa) de açúcar (Cuidado com o uso desse ingrediente, porque ele afina os fios).
– 1 colher (sobremesa) de glicerina líquida (ou bepantol)
– 1 ampola de vitamina E (opcional)
Modo de Preparo
– Lave bem os cabelos com o shampoo e escorra o excesso de água com auxílio de uma toalha seca. Não seque os fios com o secador. O ideal é que você passe a hidratação nos fios ainda úmidos.
– Misture bem o amido de milho na água fria.
– Coloque essa mistura em uma panela, e leve ao fogão em fogo baixo, mexendo sempre. Não se descuide da misturinha no fogão. Quanto mais baixo o fogo, e quanto mais você mexer, mais lisa é a textura. Quando engrossar e atingir a consistência de um mingau, desligue.
– Espere 5 minutos até que o mingau esfrie um pouco, mas ainda esteja quente. Acrescente o açúcar, a glicerina (ou o bepantol), a vitamina e a máscara de hidratação. Misture novamente.
– Divida o cabelo ainda úmido em mechas e aplique a máscara caseira desde a raiz. Penteie essas mechas com o produto já aplicado, levando o produto da raiz até as pontas. Utilize a máscara com bastante abundância. Você pode usar qualquer pente ou escova, eu recomendo pentes de madeira aqueles pentes finos de plástico.
– Ao terminar de enluvar todos os fios com a máscara, envolva os cabelos com uma toalha úmida. Eu observei que todas as hidratações são potencializadas quando eu faço isto, e moças, isso é dispensável apenas quando a umidade relativa do ar estiver superior a 70%. Por via das dúvidas, eu sempre coloco a toalha bem molhada em volta dos fios.
Tempo do produto no cabelo: 30 minutos a 2 horas.
– Após deixar que a gororoba aja no cabelo, enxague os fios APENAS com água. Confiem em mim, o cabelo não vai ficar sujo. Isso é de extrema importância mocinhas, se vocês usarem shampoo, vocês vão jogar toda a hidratação fora! Então apenas enxaguem com muita água, e condicionem o cabelo normalmente.
Quanto tempo devo deixar no meu cabelo?
Sobre essa questão do tempo de ação da máscara: É RELATIVO! Depende do seu cabelo e dos objetivos. Se você deseja pouca redução de volume, deixe, em média, por meia hora. Se deseja redução drástica, deixe 2 horas. Conheçam o cabelo de vocês. Se você deixar de 6 horas a 8 horas, seu cabelo alisará, dependendo do tipo dele. E não vai ser um alisamento bonito, vai ficar um negócio estranho e espigado!
O “ponto” ideal para o meu cabelo é quando os fios ficam durinhos. Isso demora, em média, uma hora. Antes disso, não sinto muita potência na redução de volume, e depois, o cabelo fica com o efeito espigado horrendo. Por isso, minha recomendação é a seguinte: testem a hidratação várias vezes, por meia hora, quarenta minutos, e até uma ou duas horas e vejam como o cabelinho de vocês lida com essa questão do tempo.
E os resultados?
Os resultados são lindos! A maisena ajuda a pesar o cabelo, aumentando também a definição de cachos e o brilho. Pra quem está na transição, é uma receita ideal e natural.
Para as moças que estão grávidas, ou para as transitetes que estão com uma dificuldade enorme de “abaixar” a raiz, a maisena é a resposta natural para todos os problemas de vocês! No início da transição, eu usava todas as semanas e conseguia igualar bastante a diferença entre o comprimento e a raiz cacheada. O efeito não é definitivo (ainda bem, não queremos perder nossos cachos, não é?), mas o auxílio é gigantesco nessa fase. Pra quem não está na transição, essa hidratação é também muito poderosa: além de reduzir o volume, a hidratação aumenta o brilho dos cachos e o melhor, aumenta a definição!1É só amor!
Então é isso, gatinhas, usem e abusem do meu segredo de ouro. Qualquer dúvida, me perguntem nos comentários que terei o maior prazer em respondê-las.
Abraços e muitos beijos <3

Nenhum comentário:
Postar um comentário